Software jurídico: qual o melhor momento para contratar um

Administrar um escritório de advocacia é incrivelmente complicado. Além de gerenciar processos, documentos e clientes, muitos advogados também são os responsáveis pela contabilidade e pelo faturamento de seus escritórios.

Estas tarefas administrativas podem consumir muito do horário de trabalho do advogado. Mas existem vários softwares jurídicos disponíveis no mercado que podem facilitar as coisas para você. 

Isso porque, um software jurídico tem a função de simplificar suas operações diárias e gerenciar todos os aspectos do seu escritório, como registros de clientes, processos, documentos, compromissos, agendas, prazos e financeiro. 

Quando um software jurídico é necessário?

Antigamente, as únicas maneiras que um advogado tinha para gerenciar seu escritório de advocacia era uma agenda física e um arquivo cheio de papéis. 

Porém, cada vez mais os advogados vêm realizando uma abordagem holística dos seus fluxos de trabalho para possibilitar que a prática jurídica seja executada com eficiência e lucratividade. 

É um fato amplamente conhecido que os profissionais do Direito têm uma longa carga horária diária de trabalho. Mas onde eles gastam a maior parte de seu tempo? É possível que o tempo destes profissionais sejam gastos de maneira mais eficiente e produtiva?

O problema é que, estando sempre muito ocupados, os advogados raramente param para se questionar sobre estas questões muito importantes como:

  • O que esse trabalho administrativo traz de retorno para o escritório? 
  • Como posso reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas não faturáveis? 
  • Como posso reduzir as despesas gerais e ainda aumentar o ganho com honorários?

E estes questionamentos são necessários para advogados que desejam crescer na profissão, com o aumento do número de clientes e o consequente aumento dos honorários. 

Quando o advogado percebe que boa parte do seu horário de trabalho é preenchido com tarefas administrativas, esse é o momento de procurar por um software jurídico que faça estas obrigações para ele, o que lhe dará mais tempo para cuidar de seus clientes e de processos. 

Chega um momento que o controle do expediente de um escritório de advocacia não é mais viável de ser realizado por meio de uma agenda física. 

Como  crescimento dos escritórios os advogados precisam de ferramentas que automatizam algumas obrigações, e para isso, um software jurídico é o ideal.

O que é um software jurídico?

Os softwares jurídicos são programas de computador que podem ser instalados diretamente na sua máquina, ou podem ser utilizados online, por meio de aplicativos ou no navegador. Eles foram criados para auxiliar os advogados no gerenciamento de seus escritórios.  

Os escritórios de advocacia podem usar o software jurídico para administrar a agenda clientes, processos, publicações, compromissos e horários, prazos, documentos essenciais, financeiro, repositório de Jurisprudência e muito mais. 

Estes sistemas facilitam a vida dos advogados, tanto no trabalho interno no escritório, como no trabalho remoto e também durante uma audiência ou reunião com um cliente. 

As soluções de softwares jurídicos ajudam os advogados a conduzierem com eficiência o escritório de advocacia, e auxiliam muito na otimização do tempo, tornando o trabalho do advogado muito mais eficiente. 

Todos os escritórios com melhor desempenho no mercado usam softwares jurídicos para gerenciar suas atividades de controladoria, agendas e financeiro. 

Inovação tecnológica jurídica

Os escritórios de advocacia, em grande parte, operam da mesma maneira há gerações, mas o este antigo modelo está passando por uma necessidade de transição. 

A mudança das necessidades dos clientes, a demanda por melhor valor e o surgimento de novas tecnologias, como inteligência artificial, estão empurrando o setor jurídico para novas direções. 

Há uma sensação de que o escritório deve se adaptar para sobreviver e os inovadores parecem prontos para ter sucesso em um mundo cada vez mais complexo. 

Essa mudança causa alguns questionamentos nos advogados e proprietários de escritórios de advocacia, mas sabemos que, ela é importante para se adaptar aos modelos digitais.

Para acompanhar o ritmo das transformações e liderar com sucesso o escritório de advocacia do futuro, nosso setor precisa ser mais inovador. 

A inovação deve ser vista como uma estratégia que beneficia o escritório, seus clientes e o setor jurídico como um todo. 

Modelos de negócios tradicionais, o sistema jurídico e a estrutura de gerenciamento agora estão passando por um processo de reinvenção.

Adotar mudanças e enfrentar desafios futuros é pensar e trabalhar de maneira diferente. 

Isso significa que uma das maiores mudanças, que são os softwares jurídicos, trazem uma maior fluidez entre os departamentos do escritório e uma abertura para que os advogados possam trabalhar mais no intuito de gerar valor para os seus clientes.

Quais são os benefícios do uso de um software jurídico?

Os pontos a seguir destacarão certos benefícios que os usuários obtêm com o software jurídico e que incentivam os advogados e escritórios de advocacia a crescerem ainda mais em seu campo.

O software jurídico aprimora a coordenação de tarefas entre advogados e sua equipe de suporte, melhorando sua eficiência na execução de seus trabalhos.

Ele vincula todos os contatos, tarefas, adições de calendário, notas e assuntos específicos. Isso mantém os casos organizados e, portanto, também economiza tempo.

O software evita que os usuários percam os arquivos em papel. 

As soluções de software de gerenciamento de advocacia são especialmente cruciais durante as chamadas dos clientes, quando você precisa verificar e consultar a situação do processo.

Além de adicionar automaticamente todas as publicações relativas aos processos do escritório, dispensando a necessidade de se realizar a leitura de Diários Oficiais, receber os andamentos dos processos em um só lugar, realizar pesquisas mais assertivas por meio de palavras-chaves combinadas e gerenciar o financeiro do escritório. 

Quando contratar um software jurídico?

A grande dúvida da maior parte dos advogados é de qual é o momento certo para começar a utilizar um software jurídico em seus escritórios. 

O correto é utilizar um software jurídico desde o início do escritório, mesmo que este seja pequeno. 

Isso porque, por mais que você, advogado, tenha poucos clientes e consiga controlar sua rotina por meio de uma agenda, um software jurídico vai otimizar o seu tempo, e com isto, você conseguirá atingir uma alta produtividade.

E o software jurídico preparará seu escritório para o crescimento organizado e otimizado. 

Mas se o seu escritório já é de médio ou grande porte e ainda não utiliza um software jurídico, quanto antes contratar um melhor. 

Como escolher o software jurídico certo

Em um mercado saturado, como o jurídico, você precisa usar todas as vantagens competitivas. 

O software jurídico correto o ajudará a se destacar e a fornecer as ferramentas para manter o foco onde deve estar, que é em seus clientes.

Acreditamos firmemente que softwares de gerenciamento de práticas para advogados, escritórios e departamentos jurídicos são essenciais.

O gerenciamento de práticas jurídicas realizados por softwares online se alinha perfeitamente aos desafios de um escritório de advocacia moderno.

O objetivo do software jurídico é simplificar os assuntos cotidianos da administração de um escritório de advocacia ou departamento jurídico.

Essas ferramentas oferecem aos trabalhadores legais melhor acesso aos vários registros, como detalhes de cada processo e cobrança, horários de compromissos e relatórios comerciais, entre outros. 

software jurídico

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *