Sistema para Escritório de Advocacia: entenda porque usar

Muito mais do que eliminar papéis e digitalizar documentos, a automação jurídica vai além da informatização e o sistema para escritório de advocacia dá grandes ganhos para os profissionais.

Contar com a tecnologia como aliada é cada vez mais comum em diversos ramos e, na advocacia não seria diferente.

Adotar sistemas é implementar vantagem competitiva ao negócio e colocar as estratégias em outro patamar em relação a todos os setores envolvidos em um escritório.

Você já percebeu a necessidade do sistema para escritório de advocacia e como ele pode auxiliar seu negócio rumo ao crescimento? Vamos falar mais sobre ele? Confira no artigo de hoje!

Sistema para escritório de advocacia e a automação jurídica

Desde que os processos passaram a ser digitais, muito mudou-se nas rotinas dos advogados e, a partir daí, diversos crescimentos foram notados nos diferentes escritórios.

O número de processos aumenta, a equipe cresce e, graças à possibilidade de acompanhar facilmente o andamento processual, os clientes estão mais presentes do que nunca e atentos em cada atualização.

Além disso, o telefone deixou de ser a única forma de comunicação e é possível receber solicitações e demandas de diferentes redes, não é mesmo?

O aumento de informações gera a necessidade de organização e agrupamento dessa demanda, afinal, se cada funcionário recebe algo e anota em sua própria agenda ou planilha e não compartilha com o escritório, certamente um pequenos caos se instaura na gestão, não é mesmo?

Quando falamos em automação jurídica é sobre a utilização de softwares e tecnologias que realizam automaticamente diversas tarefas que antes eram manuais e dão direcionamentos para melhor gestão de um negócio.

Não é sobre trocar funcionários por máquinas, afinal, o exercício do Direito exige pessoas no trabalho, porém, trata-se de dar agilidade, produtividade e opções de análises mais estratégicas e assertivas.

O que um sistema para escritório de advocacia pode ajudar em um negócio?

Como dissemos, um software é muito mais do que digitalizar documentos e armazenar dados e ele trabalha de forma eficiente em diversos setores e tarefas de um escritório. Separamos algumas possibilidades para você entender da importância dessa automatização!

Acompanhamento e monitoramento de processos

Acompanhar processos é uma tarefa repetitiva e que exige muita atenção daqueles que a realizam. Muitos são os Diários e tribunais que precisam ser acompanhados e pequenos erros humanos podem causar grandes problemas, como perda de prazos e de atualizações importantes.

Por isso, um sistema para escritório de advocacia retira esse problema do negócio, afinal, com o software os processos são acompanhados automaticamente e os advogados e funcionários envolvidos são avisados a cada movimentação.

Retirar essa tarefa de um trabalho manual economiza tempo e dá a possibilidade de realocar pessoas para atividades estratégicas.

Além de acompanhar os processos em tempo real, os softwares Jurídicos, como o Advise Hub, contam com acesso a pesquisa de Jurisprudência completa, facilitando o encontro de decisões já tomadas anteriormente.

Controle de prazos

Quanto mais pessoas e processos envolvidos, mais tarefas acontecem ao mesmo tempo. Controlar prazos, em muitos escritórios, é um grande desafio e esse precisa ser resolvido rapidamente, afinal, perder prazos pode gerar grandes problemas para a reputação do negócio.

Anotar apenas em agendas e planilhas pode ser um problema ao envolver grande volume de atividades e de pessoas. Portanto, esse é mais um risco minimizado com o uso do sistema para escritório de advocacia.

Fluxo de caixa e gestão contábil

Controlar o dinheiro do escritório é mais um dos grandes desafios dos advogados, mais ainda daqueles negócios em que poucas pessoas são responsáveis por toda a gestão, seja de processos, colaboradores e tarefas de escritório.

Assim como em qualquer empreendimento, é preciso organizar as entradas e saídas financeiras, vincular as receitas e despesas e ter bom fluxo de caixa para controlar o sucesso do escritório.

Assim como é preciso ter organização com a gestão contábil, pagamento de impostos e estar em dia com todas as obrigações que um escritório de advocacia necessita. Essa é mais uma das funcionalidades de um software jurídico, que pode fazer toda a diferença para seu negócio.

Informações e análises estratégicas

Não é possível prever o futuro de um negócio, mas com a ajuda de sistema para escritório de advocacia é possível ter dados para traçar estratégias de curto, médio e longo prazo.

Ao contar com acontecimentos, históricos e relatórios é possível fazer análises com dados e realidade, sendo mais fácil traçar padrões e previsibilidades para o negócio.

Os dados fornecidos pelos sistemas dão grande visão em relação a clientes, fluxo de trabalho, processos, agendas, entre outros. Como metas e métricas são essenciais em todos negócio, esse acompanhamento torna-se facilitado pelo uso da tecnologia.

Esses são alguns pontos importantes de que um sistema pode atuar e auxiliar os advogados, dando muitos benefícios para o negócio. Além deles, podemos citar diversas vantagens, como:

  • Redução de tempo e de erros em trabalhos repetitivos;
  • Maior integração das informações;
  • Maior segurança da informação;
  • Aumento da produtividade e motivação da equipe;
  • Maior relacionamento com o cliente;
  • Melhor reputação e competitividade do negócio;
  • Melhor gestão e transparência nas solicitações e priorizações;
  • Reduz custos;
  • Consistência e agilidade na tomada de decisões com base em dados.

Um escritório que investe na implementação do sistema para escritório de advocacia ganha muito na qualidade de serviço e na credibilidade com seus clientes e mercado.

Seja qual for o tamanho de seu escritório e sua área de atuação, é importante avaliar suas tarefas e entender o quão eficaz a tecnologia pode ser para sua estratégia.

Se você utiliza muitas planilhas, não tem o controle de informações, não consegue gerir sua equipe muito bem, tem dificuldade com prazos e precisa de mais tempo e dados para gerir sua estratégia, pode ser um bom momento para contar com a tecnologia.

Como está o seu negócio em relação às atividades e controle? Agora que você sabe mais sobre sistema para escritório de advocacia, consegue enxergar melhor os benefícios que ele pode levar para seu cenário? Aproveite para testar nosso software jurídico e conte com nossa ajuda para dar o próximo passo em sua gestão!

software jurídico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *