Diversos são os desafios no exercício da profissão de Direito, dentre eles, entender e colocar em prática a gestão de escritório de advocacia. Desde formandos na área até experientes advogados, muitos sonham em abrir o seu próprio negócio, porém, existem diferentes técnicas empresariais que podem fazer com que esses profissionais esbarrem em dificuldades de gestão.
Ter um escritório vai além de conquistar clientes e causas, é também fazer gestão estratégica para se diferenciar no mercado, buscar excelência e manter crescimento constante.
Por isso, é essencial entender um pouco mais sobre gestão de escritórios para que seu negócio te dê excelentes resultados, nos júris e fora dele. Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes, confira mais sobre o tema!
Por que se preocupar com gestão de escritório de advocacia?
Antes de tudo é preciso entender sobre a importância desse tipo de gestão e suas diferenças quando de fato são colocadas em prática. Assim como outros negócios, escritórios de advocacia contam com obrigações de pagamentos, gestão pessoal, busca de clientes, contato com os já existentes e diversas rotinas empresariais.
Essa tarefa exige planejamento e organização para que os advogados consigam conciliar o trabalho de Direito com o empreendedorismo e, mesmo que muitos advogados não consigam visualizar seus escritórios como empresas, eles também exigem métodos, processos e gestões.
Sendo assim, além de contar com bons profissionais que sejam capazes de defender e ganhar causas, é preciso ter outros setores definidos, como marketing, contabilidade, atendimento aos clientes para que o escritório tenha uma estrutura adequada de gestão jurídica e estratégia.
A gestão de escritório de advocacia pode acontecer de dois principais modos, pelo modelo vertical ou horizontal. A gestão vertical é sobre atividades administrativas centralizadas e um negócio em formato de pirâmide, com gestores no topo, seguido de níveis operacionais. Apesar de ser uma tradicional forma de gestão, ela tem sido cada vez mais deixada de lado pela sua lentidão no processo de tomada de decisões.
Já a gestão horizontal é um modelo cada vez mais interessante para os escritórios, que se baseia em uma estrutura linear, dando maior poder de decisão para os colaboradores e, independente da posição e cargos ocupadas, todos têm o mesmo grau de importância em suas funções, fazendo com que a estrutura funcione de forma mais estratégica e eficiente.
Independentemente do modelo utilizado, ao fazer a gestão de escritório de advocacia os negócios ganham mais consistência, confiança dos clientes, destaque entre os concorrentes e resultados em funcionamento e qualidade.
Como fazer gestão de escritório de advocacia?
Como citamos, a gestão envolve planejamento, atenção com diferentes áreas do negócio e organização para que nada seja perdido. Para te ajudar nessa importante tarefa do escritório, separamos algumas dicas para você pensar sobre seu negócio.
Entenda seu negócio
Planejar é sempre o primeiro passo para qualquer tomada de ação estratégica dentro de negócios e, com gestão de escritório de advocacia não seria diferente. Por isso, planeje seus ideais, metas, orçamento disponível e documente todas as informações.
Pode não parecer essencial, mas é muito importante definir nichos de trabalho para que seu escritório segmente e atraia seu público de acordo com suas reais especialidades. Ou seja, defina quais serão seus focos, seja Direito Civil, Criminal, Trabalhista, Tributário e comunique sobre isso.
Entender e definir áreas de atuação, além de interessante para o escritório, é fundamental para o profissional, que mais facilmente saberá onde e em que se especializar, aumentando a qualidade do trabalho.
Não deixe a gestão financeira de lado
Gestão financeira é um dos grandes pontos de dificuldades dos advogados em seus escritórios. É essencial ter controle sobre as ações financeiras, caixa, pagamentos, contas e, claro, entradas.
Tenha cuidado para não misturar dinheiro pessoal com o da empresa, é muito importante fazer essa divisão para que o controle financeiro não se torne ainda mais difícil. É preciso entender que deve existir separação entre as contas pessoais e as do seu negócio.
Ter um caixa sob controle, além de ser importante para o crescimento do negócio, é preciso para manter a transparência sobre impostos e taxas que devem ser pagos e podem ser solicitados pelo estado e OAB.
Para essa tarefa, vale a pena investir em automações, planilhas e softwares, como o Advise Hub, que ajudam no aprimoramento do gerenciamento financeiro e contábil.
Gerencie processos e não perca tempo com atividades repetitivas
Muitos processos acontecem ao mesmo tempo nos escritórios e, diversos deles contam com atividades repetitivas. Por isso, para que nenhuma informação ou dados sejam prejudicados, é preciso ter o controle dos processos e operações.
Tarefas repetitivas quando feitas manualmente demandam grande tempo dos funcionários além de correrem riscos de erros manuais que podem ser prejudiciais. Sendo assim, automatizar tarefas é um grande auxílio dentro da gestão de escritório de advocacia.
Com automatização ganha-se em produtividade, tempo, organização e controle das ações realizadas dentro do negócio. A tecnologia e softwares online, como o Advise Hub, são grandes aliados dos escritórios e não podem ser deixados de lados para controles de processos.
Além disso, softwares jurídicos auxiliam na busca de prazos, movimentações, Jurisprudência e outras tarefas importantes do escritório. Vale a pena frisar que, com auxílios tecnológicos ou não, é importante a padronização de informações para que todos possam acessar e armazenar dados, processos e clientes de forma correta de acordo com suas necessidades.
Invista em relacionamento com cliente
Muitos advogados acham que o contato com o cliente se dá apenas para trocas de informações e não devem ser grandes prioridades. Engana-se quem não cuida desse processo, afinal, os clientes fazem o escritório andar e é preciso investir em relacionamento.
Ter um bom contato e relacionamento com clientes é a chave para conquistar confiança em seu escritório e agregar novos públicos. Por isso, é importante contar com profissionais que além de conhecimentos jurídicos, saibam lidar com pessoas, trocas de informações e construam confiança.
Muitas podem ser a solicitações dos clientes e, dependendo do tamanho de seu negócio, pode ser interessante ter um setor para “atendimento”, que podem ser “pontes de informações” entre eles e advogados e com objetivos de mantê-los atualizados e satisfeitos.
Mantenha transparência, tenha cuidado na elaboração de contratos e deixe claro quais são as expectativas, obrigações e forma de trabalho para que ambos fiquem satisfeitos com a parceria.
Além de ser atuar com o Direito, muitos advogados cada vez mais tornam-se empreendedores e gestores de seu próprio negócio. Para que esse passo seja bem sucedido é preciso atenção ao mercado, clientes e processos internos.
Uma gestão de escritório de advocacia bem feita é um diferencial para seus negócios alcançar bons resultados. Como está a gestão e planejamento de seu atual ou futuro negócio?
Agora que você sabe mais sobre gestão de escritório de advocacia, que tal colocar algumas ações em prática para organizar os diferentes setores de negócio? Aproveite para conhecer o Advise Hub e gerenciar a rotina do seu escritório de acordo com suas necessidades!